Novidades

12/10/2009 às 19:44:07

Fortaleza - CE

Fortaleza é a capital do estado do Ceará. Está localizada no litoral Atlântico com 34 km de praias, a uma altitude média de 21 metros e é centro de um município de 313,8 km² de área e 2.473.614 habitantes sendo a capital de maior densidade demográfica do país com 7.903 hab/km². A Região Metropolitana de Fortaleza possui 3.435.456 habitantes, sendo a sétima mais populosa do Brasil, e a terceira do Nordeste. Em recente estudo do IBGE, Fortaleza aparece como metrópole da terceira maior rede urbana do Brasil em população.

Litoral

O litoral de Fortaleza tem uma extensão de 34 quilômetros com um total de 15 praias. Tem como limites a foz dos rios Ceará ao norte e Pacoti ao sul. Outros rios e riachos que deságuam no litoral cearense são: Riacho Pajeú, Riacho Maceió, Riacho Jacareacanga e o Rio Cocó. A Praia da Barra do Ceará é a praia que faz o limite de Fortaleza com a cidade de Caucaia localizada ao norte. A Praia de Iracema tem uma das noites mais agitadas com seus bares e alguns prédios históricos como a Igreja de São Pedro, o Estoril e a Ponte Metálica além de galerias de arte e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Também é local da prática de surfe e pesca. Na Praia de Meireles encontra-se a avenida "Beira Mar" que vai até o Mucuripe. Nela está a principal concentração de hotéis da cidade. O clube Náutico é um marco desta praia. Acontece em frente deste clube, todos os dias, a feira de artesanato mais conhecida da cidade. A Volta da Jurema é o local mais nobre do litoral de Fortaleza. O Mucuripe é famoso por sua comunidade de pescadores e pela composição de Raimundo Fagner que retrata a jangada e o jangadeiro. Todos os dias, à tarde e de manha cedo, é possível ver a partida e a chegada dos pescadores. Tem um movimentado mercado de peixes e mariscos. Nele também existe a mais antiga estátua de Iracema e Martim da cidade, inaugurada em 1965. Logo depois do Mucuripe fica a Praia do Titãzinho que é famosa pela prática do surfe que revelou talentos como "Tita Tavares" e "Fabinho". A Praia do Futuro é uma das mais visitadas pelos turistas. Tem uma longa extensão ocupada por muitas "barracas" que são restaurantes especializados em frutos do mar. Um evento típico de Fortaleza é a Caranquejada todas às quintas-feiras. O Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio fica distante do Porto do Mucuripe cerca de 10 milhas náuticas, ou 50 minutos.

Economia

O comércio diversificado é o maior gerador de riquezas da economia de Fortaleza. A principal área de comércio continua sendo o Centro, reunindo o maior número de estabelecimentos. A Avenida Monsenhor Tabosa é outro corredor comercial importante, próxima ao pólo turístico da Praia de Iracema, bem como a avenida Gomes de Matos no bairro Montese. Não podemos deixar de falar sobre o grande crescimento econômico dos bairros da periferia de Fortaleza, como o bairro Montese, na Avenida Gomes de Matos, e do Bairro Bom Jardim, na avenida Oscar Araripe.

Os vários shoppings, dentre os maiores: Iguatemi, North Shopping e Aldeota, Del Paseo, Benfica, Via Sul, são importantes áreas de comércio e entretenimento.

Turismo

Fortaleza é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil alcançando a marca de destino mais procurado do país pela ABAV nos anos de 2004/2005. As principais atrações são o parque temático Beach Park que recebe uma média de 500 mil visitantes por ano, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Av. Beira Mar com sua feira de artesanato, a Praia de Iracema, com a Ponte dos Ingleses e o famoso Pirata Bar e a Praia do Futuro com suas "barracas" de praia. A cidade tem recebido um número cada vez maior de turistas estrangeiros a cada ano especialmente de Portugal, Itália e França, dentre outros.

Na orla marítima de Fortaleza se localizam os principais meios de hospedagem da cidade e também muitos restaurantes e atrações turísticas, com destaque para as barracas de praia e parques aquáticos, clubes, boates e casas de shows. Segundo o IBGE, a cidade abrigava em 2005 4.367 unidades locais de empresas de alojamento e alimentação. A cidade dispõe ainda de vários consulados que dão assistência ao turista estrangeiro.

Gastronomia

A gastronomia de Fortaleza é tipicamente nordestina ressaltando-se pratos típicos como o baião de dois com churrasco de carneiro ou carne-de-sol. Frutos do mar são outro ingrediente de pratos típicos da cozinha fortalezense tais como moqueca de arraia, peixadas de cavala e pargo. Outro fruto do mar bastante degustado é o caranguejo. Todas as quintas-feiras é tradição comer uma "caranguejada", caranguejo cozido com molhos. O camarão também é uma iguaria bem degustada em pratos como o "arroz de camarão" ou "bobó de camarão". No Mercado do Mucuripe é possível comprar uma infinidade de pescados que podem ser preparados em restaurantes vizinhos. O mais comum é comprar-se camarão e prepará-lo "ao óleo" ao entardecer dos finais de semana.

Os pólos gastronômicos da Varjota, Praia de Iracema e a Avenida Beira Mar são os locais com maior diversidade de restaurantes de cozinhas diversificadas de várias nacionalidades com ênfase para a árabe, francesa, chinesa, japonesa, italiana, alemã, portuguesa, espanhola e suíça alem de pizzarias, churrascarias, lanchonetes, cozinhas contemporânea e regional. Outro pólo gastronômico fica no sul de Fortaleza na divisa com Eusébio nas tapioqueiras, um centro de vendas com vários restaurantes especializados no preparo desta que é uma das comidas típicas do Nordeste, a tapioca.

Veja

  • Centro Cultural Dragão do Mar, Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema, 55 85 488-8600, Fax:85 488-8623. Inaugurado em 7 de agosto de 1998, o Centro Cultural possui 30 mil metros quadrados de área para vivenciar a Arte e a Cultura Cearenses. Possui atrações como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte, o Cine-Teatro, o anfiteatro, a Oficina de Arte e o Planetário.
  • Ponte dos Ingleses (Metálica), Rua dos Cariris, s/n, Praia de Iracema. A construção foi iniciada em 1923, pela empresa inglesa Nestor Grifts. Nunca funcionou como porto. A sua vista do pôr do sol é considerada a mais bela da cidade.
  • Praça do Ferreira, entre as ruas Floriano Peixoto, Guilherme Rocha, Major Facundo e Pedro Borges, no Centro. É o centro vital da cidade, onde ao seu redor os inúmeros prédios de importância histórica dividem espaço com diversos estabelecimentos comerciais que ali se concentram. A praça foi inaugurada em 1829, com o nome de Feira Nova. Em 1842, passou a ser chamada Largo das Trincheiras. Em 1871, recebeu a denominação de Praça do Ferreira em homenagem ao boticário Antônio Rodrigues Ferreira. Ao longo da sua história, passou por várias reformas. A última delas se deu em 1991, onde foi instalada uma nova coluna da hora e redisposição de seus jardins, resgatando, assim, sua arquitetura original. A praça foi escolhida, pela população, como ícone da cidade.
  • Theatro José de Alencar, Praça José de Alencar, s/n, Centro, 85 252.2324 Inaugurado a 17 de junho de 1910, o Theatro José de Alencar sintetizou os ideais de “civilização e progresso” do início do século. Tombado como patrimônio histórico nacional, constitui um dos mais significativos monumentos artísticos da cidade.
  • Mercado dos Pinhões
  • Mercado Central
  • Catedral de Fortaleza
  • Estátua de Iracema - Mucuripe
  • Estátua de Iracema - Aterro da Praia de Iracema
  • Estátua de Iracema - Lagoa da Messejana

 

Faça

Para os amantes do litoral, com certeza Fortaleza é o lugar certo para se conhecer. Possui as praias mais bonitas da costa brasileira e praias para todos os tipos de bolso. Para quem quer uma praia bem movimentada dentro da cidade, onde o público principal é constituído pelos jovens, a opção é a Praia do Futuro, aonde você encontrará uma variedade de barracas de praia bem estruturas: desde atendimento de primeira à piscinas, quadras para vôlei de praia e futebol de areia, estrutura com babás e parques infantis além de outras comodidade.

Para quem gosta mais de sofisticação, a dica é o Beach Park, o maior parque aquático da América do Sul, você encontrará não só o parque aquático como uma estrutura de primeiro mundo a beira da praia. Música ao vivo com o melhor da pop music internacional e nacional, todos os dias. Para os interessados, o parque conta também com uma luxuosa estrutura hoteleira, bares, passeio em jipe nas dunas e tudo o que sua imaginação pedir.

Compre

Fortaleza em um comércio muito atuante e diversificado, que em nada fica a dever aos maiores centros do país. Além do comércio do centro da cidade, dispõe de 10 shoppings centers que atendem aos consumidores de seus principais bairros. Sua produção industrial está basicamente centrada nos ramos de vestuários-calçados, artefatos de tecidos, couros e peles - alimentos, extração e beneficiamento de minerais não-metálicos e produtos têxteis.

Para os amantes culturais, Fortaleza possui uma feira na praia de Meirelles que funciona todos os dias. Lá é possível encontrar tudo relacionado à cultura cearense de modo geral.

Coma

  • Trilhos Bar: Frutos do mar em um ambiente inesquecível.
  • Bebelu: Presente em 2 estados do norte, 4 do nordeste, além de São Paulo, o Bebelu uma rede tipicamente cearense, compete superiormente com as redes de fast food nas cidades onde está presente.
  • Carneiro do Ordones: no Bairro Parque Araxá, lá é possível comer pratos típicos a um preço bem acessível, sugiro o Guizado de Carneiro.
  • BarChá da Égua, é um barzinho que fica no bairro do Montese, tem tira-gostos ótimos assim como os preços. Sugiro que experimetem a Língua ao molho.
  • Sorveteria Juarez, av. Barão de Studart, 2023, tel. 85 3244-3848. De longe, a melhor da cidade.
  • Sorveteria 50 Sabores: Experimente sorvetes regionais, sabores como Tapioca, Caipirinha.
  • Vilany , Rua Olga Barroso, 331, Mucuripe, tel. 85 3263-5056. Pescados e frutos do mar. Lugar muito simples, com comida farta e deliciosa.
  • Pulcinella (italiano), Rua Osvaldo Cruz, 640, Aldeota, tel. 85 3261-3411, de segunda a quinta, das 12h às 15h e das 18h às 0h30; de sexta a domingo, das 12h às 2h.
  • Colher de Pau (nordestino), Rua Frederico Borges, 204, Varjota, tel. 85 3267-3773, todos os dias. Muito badalado durante o fim de semana, perfeito para azaração.
  • Camarões (frutos do mar e regional), Av. Beira Mar, 3698 tel. 85 3198.6000, aberto para almoço e jantar todos os dias da semana. A casa fica de frente para a linda orla de Fortaleza, com vários ambientes: salões refrigerados, mezanino, mezanino frente mar, terraço frente mar, salão jardim.

 

Beba e saia

Bar do Pedrinho, Rua Joaquim Magalhães, 182 - Benfica. Localizado no lado mais vermelho do Benfica, o bar funciona como uma espécie de ante-sala para algumas organizações políticas sediadas nas proximidades. Há sempre alguém a defender calorosamente alguma opinião política, seja sob a forma de cochicho ou discurso. Também marcam presença a galera da universidade, professores e estudantes do Teatro Universitário, humoristas e os moradores da redondeza. Outras boas opções para matar a larica são a dobradinha, o feijão verde e a moela ao molho. Boa música, banheiro sempre limpo e a imensa semelhança entre os que ali atendem - todos filhos do proprietário - complementam o selo de autenticidade da casa. Serviço: de segunda a sábado, a partir das 16h.

Bar do Roberto. Grande autarquia do Benfica, Roberto Carlos (ou Sílvio Mendes) é uma daquelas figuras que não podem passar despercebidas pelo bairro. O espírito boêmio do sujeito se estende ao bar que, vez ou outra, recebe informalmente seus fiéis clientes em sua calçada para uma rodada de samba ou simplesmente para uma animada degustação etílica. O boteco, decorado com vinis do Rei, não tem, assim, um funcionamento certo, portanto, é bom se se conformar caso a cerveja acabar cedo. Ah, também é raro ter petisco. Mas pode-se comprar no botequinho em frente. Assim, quando acaba a mercadoria, é preciso procurar o bar mais próximo. Vale pela simpatia e intenção boêmia.

Bar do Seu Assis, Rua Adolfo Herbster, 190 - Benfica, Tel. 85 3283-8674. É um dos mais populares e econômicos do Benfica, bairro eminentemente universitário. Entre um churrasquinho e uma cerveja discute-se desde Freud, Marx e Spinoza até o genial Babau do Pandeiro (compositor cearense de marchinhas carnavalescas). Seguindo o padrão benfiquista, as mesas ficam na calçada, dificilmente o garçom lhe atende prontamente e, não muito raro, esquece o seu pedido. Não adianta se estressar, relaxe, esse é o modus operandis do estabelecimento. Apesar desses significantes vacilos, tem público cativo. Dentre os freqüentadores assíduos destacam-se a colônia africana formada por estudantes da Universidade Federal, os papudinhos locais e os cachorros e gatos que se entremeiam nas mesas para faturar restos de comida. Serviço: de segunda a sábado, a partir das 17h.

Cantinho Acadêmico, avenida 13 de Maio - Benfica. O Cantinho é o bar que mais tem garçom. Então daí, você pode tirar que a cerveja não demora tanto pra chegar na sua mesa. Além disso, tem uma variedade considerável de opções de tira-gostos e refeições mais fornidas. Por estar muito próximo do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará (UFC), o local - além de habitat natural do público universitário - é, na verdade, uma cadeira (obrigatória) de extensão dos cursos da área. Ou seja, todos têm que passar por lá. Vale lembrar que a cerveja costuma ser um pouco mais cara do que em outros bares da região. E também que se cobra o 10%. No final de semana tem música ao vivo e o Bar, de quando em vez, cede espaço para shows de rock, com bandas locais bem legais. Serviço: de segunda a sábado, a partir das 16h.

Casa das Artes, Rua Barão do Rio Branco, 2926 - próximo a av. 13 de maio. Como o próprio nome sugere, o bar Casa das Artes, situado no simpático e bucólico bairro José Bonifácio, é um convite para todos aqueles que não se intimidam diante de um microfone. Sendo assim, o repertório vai do gosto do freguês e dos "cantantes" habituès do local. Nessa leva, tem Zé Ramalho, Luis Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Raul Seixas, Ednardo, Fagner... tudo isso ao vivo, com a maestria de gente que sabe muito bem o que faz. Destaque para os músicos Girão (percussão e afins) e Hélio (o anfitrião da casa). Ótimo para aqueles que gostam de conversar e também para os que arriscam dar um passinho no salão. Depois de algumas cervas tudo é possível, até, quem sabe, sair um bolinhos de macaxeira com carne de sol. Serviço: quinta, sexta e sábado, a partir das 19h.

Suvaco de Cobra, Avenida Gomes de Matos - Montese. De primeiro o nome pode até assustar, mas vale a pena. Este bar fica bem escondidinho e, até chegar às mesas, que ficam no quintal, você passa por um bequinho. Para quem curte decoração, o lugar é dos melhores. Tudo muito bem orquestrado para dar um visual que mistura algumas nuances nordestinas (chita, móveis rústicos, etc.), com algumas referências ao cinema e também valoriza o reciclado. Mas indo ao que interessa, a especialidade da casa é mesmo a batata recheada (também tem caranguejo às quintas, escondidinho, bolinhos). E, além de cerveja gelada, o bar investe em alguns drinques. O ruim é que, por ter pouca gente trabalhando, a comida demora muito, muito, muito, muito mesmo pra sair. E enquanto o seu pedido não chega, só lhe resta conversar. E se embriagar, é claro! Ah, outra dica importante: como o lugar é pequeno, vale chegar cedo para garantir uma mesa.

Waldir - o rei do galo - Conhecido também por Waldir do Zovão, alcunha adquirida por seu proprietário quando outrora vendia ovos de galinha, este simpático e bem freqüentado bar está localizado no bairro do Jardim América. O grande diferencial está no atendimento "vip" dedicado a todos os clientes e no prato principal da casa, o cozido de galo (o macho da galinha), responsável pelo título oficial do estabelecimento. É possível também desfrutar das maravilhas da culinária regional cearense, tais como, mão de vaca, panelada, buchada, baião-de-dois, etc. Detalhe importantíssimo: a cerveja está sempre gelada. Nos finais de semana é ponto de concentração de torcedores nos momentos que antecedem as partidas de futebol, principalmente quando o certame é disputado no estádio Presidente Vargas, localizado nas imediações - e quando está em campo o Leão. 

Durma

As pousadas mais baratas da zona turística ficam na Praia Iracema. Praia do Futuro também é uma opção, mas meio complicado sem carro para se mover a noite.

  • Hotel Ibis
  • Hotel Porto Futuro
  • Vila Galé Fortaleza
  • Caesar Park
  • Comfort Fortaleza
  • Holiday Inn
  • Hotéis Othon

 

Fonte: Wikipédia e Wikitravel

 


Outras novidades